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segunda-feira, 11 de julho de 2011

Entrevista - Ed Boon



O Omelete entrevistou Ed Boon, um dos criadores da série Mortal Kombat para o lançamento do nono game da franquia e a série online Mortal Kombat: Rebirth. Assista ao vídeo ou leia a transcrição abaixo:


Como vai você?
Vou muito bem, obrigado.
Sinceramente, é uma honra poder conhecê-lo. Eu joguei "Mortal Kombat" durante...acho que a maior parte... bom, durante uma grande parte da minha vida, melhor dizendo. Quando as pessoas te encontram pela primeira vez, sobre o que elas querem falar com relação aos jogos? Sobre algum personagem, algum "fatality"?
Geralmente elas perguntam como foi ter feito aquele primeiro jogo. Me perguntaram várias vezes: "Você já sabia naquela época que até hoje, 20 anos depois, isso seria relevante, e que ainda estariam fazendo jogos, e ainda estaria causando impacto nos videogames"?
Vocês com certeza abriram as portas para isso com esses nove curtas. Você acha que este pode ser o começo de... Seria um pontapé inicial para fazer um filme arrasador de "Mortal Kombat"?
Isso é... Certamente, é algo que eu gostaria de ver surgindo a partir disso. Acho que o "Mortal Kombat: Rebirth" que Kevin fez, aquela versão maluca para internet, foi como um currículo. Foi um "Ei! Eu quero ser o cara que vai
dirigir o próximo filme do Mortal Kombat." E foi isso o que fez, basicamente,
que eu me apegasse ao projeto. Ele, certamente, nos contatou e toda ideia de criar a série "Mortal Kombat: Legacy" veio daí. Eu espero que este seja o começo para várias coisas que podem sair, incluindo um novo filme de "Mortal Kombat".
Eu realmente gostaria de saber qual foi a sua reação. Onde você viu pela primeira vez? E qual foi a sua reação?
Eu vi na internet, assim como todo mundo. Eu fiquei olhando para o monitor com a boca aberta pensando: "De onde isso veio? Quem fez isso?" Foi engraçado, pois muita gente achou que foi feito pelo nosso time ou pela Warner Bros. para promover o jogo que estava para sair, mas esse não foi o caso. Na realidade nós iamos lançar o nosso vídeo no dia seguinte. E aconteceu deste vídeo bombar um dia antes. Eu estava com a multidão de pessoas que o assistiu na internet, e compartilhou o mistério: "O que é este vídeo?".
Eu mal consigo imaginar a sua reação a isso. Fale um pouco sobre o seu envolvimento nesses curtas, e também para as pessoas que são novatas e não conhecem o quanto você está envolvido em todos os "Mortal Kombat" desde o primeiro dia até o novo jogo.
Bem, eu fiz parte do time de designers do "Mortal Kombat" original, que... Bem, em 1992 foram basicamente quatro caras que fizeram o jogo. E eu era o único programador. Ainda não existia algo como um "Designer", então eu era o "programador-designer". E havia dois artistas e o engenheiro de áudio. Nós fizemos um jogo que acabou vendendo 6 milhões de cópias nos Estados Unidos. Nós fizemos um jogo que acabou vendendo 6 milhões de cópias nos Estados Unidos.E com o passar dos anos, nosso time foi crescendo cada vez mais, e agora são mais de 100 pessoas. Mas eu ainda sou o diretor criativo e faço parte do time principal no grupo, mas hoje está gigantesco. É um exército de pessoas agora, e não só quatro. Sinceramente, uma das coisas que as pessoas mais gostam no jogo é a violência, os "fatalities" e coisas do tipo.
Você pode falar sobre como atingir o equilíbrio de não ser tão violento e manter o que a franquia é?
Bem, o primeiro jogo é extremamente leve se você comparar com os jogos de hoje em dia. E também sempre houve essa linha. O quanto você quer se aproximar dessa linha sem atravessá-la, e criar algo de mau gosto ou algo do tipo? Mas nós sempre quisemos que "Mortal Kombat" cause algum choque, o que faz parte da experiência. É tipo... A violência hoje em dia, anda tão maluca que você não pode levar a sério. Ironicamente, as pessoas riem quando veem alguma coisa maluca, além do limite. E também faz parte da identidade de "Mortal Kombat".
Você poderia falar sobre o fato de que há muita violência em nossa sociedade. Quando o primeiro "Mortal Kombat" saiu, isso era mais impactante do que é agora. Como você consegue superar isso quando quer provocar choque com algum "fatality"?
Bem, uma coisa que é importante lembrar é, que quando o primeiro "Mortal Kombat" saiu, não existiam classificações para videogames. Não existia algo como um jogo impróprio. Todos os jogos tinham o mesmo tipo de embalagem e não havia maneira de saber que "Mortal Kombat" seria um pouco diferente de "Super Mario Bros." Então depois que o sistema de classificação foi estabelecido, toda aquela pressão sobre o jogo acabou sumindo. Houve uma calmaria pois apareceram outros jogos que superaram "Mortal Kombat", mas foram classificados como jogos para adultos. Esta foi a objeção maior.
Você pode contar o que vocês planejaram quando se trata de jogabilidade, para que tanto os jogadores veteranos, quanto os mais casuais possam jogar "Mortal Kombat"?
"Mortal Kombat" sempre foi um jogo para se jogar com os amigos de vez em quando.Nós sempre quisemos que qualquer um soubesse como jogar. O seu pai saberia pegar o jogo e lançar uma bola de fogo, uma lança, ou congelar alguém. Este foi um dos requisitos para fazer o jogo. Mas este jogo é o primeiro que dedicamos aos jogadores mais assíduos. Nós temos camadas lá que os jogadores casuais podem não entender, mas os jogadores mais assíduos vão curtir muito.
Eu gostaria que você falasse um pouco sobre os "easter-eggs" do jogo.
Claro.
Afinal, vocês sempre têm "easter-eggs".
Isso também faz parte da identidade de "Mortal Kombat". Há a violência, mas também há muitos segredos. Eu sempre digo que gosto de colocar um ponto de interrogação sobre o jogo. Então temos personagens ocultos com os quais você luta, mas nós não documentamos. Eles simplesmente fazem algumas pontas e você se pergunta de onde eles vieram. O "carinha do Toasty" aparece, diz alguma coisa que é o começo de uma outra coisa, mas nós não vamos contar para ninguém o que é. Nós queremos que as pessoas, gradativamente, descubram coisas sobre o jogo. Que também é uma grande parte da identidade de "Mortal Kombat".
Uma pergunta rápida. O quão dificil é hoje em dia, com a internet, twitter e o facebook em manter todos este "easter-eggs" escondidos? E também às vezes quando as pessoas terminam o jogo...
O quão difícil é? É impossível. Acho que com esse jogo, nós concluímos que é impossível manter tudo 100% escondido. Ainda existem algumas coisas no jogo que ainda não vazaram e as pessoas ainda têm que descobrir. Em termos de manter tudo o que você quer em segredo, é... Em um jogo tão famoso quanto "Mortal Kombat", as pessoas procuram tudo, eles dissecam os demos, eles dissecam tudo. Então, é tudo muito difícil, senão impossível.
Muito obrigado, e sinceramente, é ótimo poder conhecê-lo.

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